A história

“A Saga” começa em 1541, quando o desbravador espanhol “Cabeza de Vaca” cruzou todo o território dos Campos Gerais e o exuberante Cânion do Guartelá até chegar às Cataratas do Iguaçu. A série narra a colonização do Estado como um todo, mas se detém também em outras fatos históricos de Foz do Iguaçu, como a visita de Santos Dumont às Cataratas e a passagem da Coluna Carlos Prestes por terras paranaenses.

Personagens da região de fronteira aparecem nas histórias, como Doutor Moisés Bertoni, Frederico Engel Rios, José Neves Formighieri,  Leonardo Wichoski,  Jorge Schimmelpfeng, Sandálio dos Santos, Francisco Natel de Camargo, Paschoal Roaro e Willian Barth, entre muitos outros.

Colonização

O roteirista e diretor Manaoos Aristides conta que o épico “retrata as histórias de muitas cidades importantes na colonização do Paraná. O que antes eram vilarejos, ou apenas lugarejos de passagens de tropas e tropeiros, constituem o marco verdadeiro da colonização e hoje são importantes cidades do interior: Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Laranjeiras do Sul, Pirai do Sul, Castro, Santa Helena, Tibagi, Cascavel, Guarapuava, Toledo, Marechal Rondon, entre tantas outras”.

 

Elenco

No elenco, estão os atores Roberto Bomtempo (A Casa das Sete Mulheres/ Pantanal), Raimundo de Souza (Terra Nostra / Vidas Opostas), João Vitti (Éramos Seis/ Despedida de Solteiro/Um Só Coração), Valdir Fernandes (Mandacaru/ Grandes Sertões Veredas/Meu Pé de Laranja Lima), Gabriela Alves (Salsa e Merengue/ Tocaia Grande/ Mulheres de Areia), Denis Derkian (Duas Caras/ Ninho de Serpente/ Cara a Cara), Helio Zach (Vejo a Lua no Céu/Anos Rebelde),Munir Kanaan (O Profeta/Duas Cara/O Duelo) e Danilo Faro (Malhação/ Meu Cunhado).