MANAOOS ARISTIDES

 

Começou sua carreira artística cursando artes cênicas na Universidade Federal do Amazonas. Em 1977 fez o curso de criatividade da Universidade Búfalo EUA pela Rede Globo, Cursou propaganda e marketing na Escola Superior de Propaganda no Rio de Janeiro no inicio da década de 80. Em Manaus, no Amazonas foi repórter do Jornal do Comércio dos Diários Associados e diretor de vários programas na TV Educativa do Amazonas.

Em São Paulo, foi diretor de produção do programa Moacyr TV na TV Globo, coordenador de produção e diretor na mesma emissora no inicio da década de 80. Diretor de Produção da TV Curitiba em 1985. Dirigiu o documentário oficial do Festival de Parintis e em 1997 e o programa “De Manaus ao Pacífico”, diretor de criação e produção da TV Tarobá em 1984. Foi agraciado duas vezes com a Medalha de Ouro do Prêmio Colunistas (APA – Associação Paulista de Anunciantes) e no Festival Guarnicê de São Luis do Maranhão, recebeu a medalha de ouro melhor de vídeo em 1990. Manaoos Aristides roteirista e diretor da série/filme A Saga.

 

Cursou Artes Cênicas entre os anos de 1970/74 no Teatro Amazonas e na Fundação Universidade do Amazonas em Manaus, neste mesmo ano, inicia seu interesse por televisão cursando Iluminação para Cinema e TV na F.T.E.A. e em 1976 faz Publicidade no SENAC de Florianópolis – SC.

 

Em 1969 assume o cargo de professor da Cadeira de História e Geografia do Instituto de Educação e no Colégio Estadual de Amazonas cargo que ocupou até 1974. Neste mesmo ano, trabalha como repórter do “Jornal O Comércio” onde produz as matérias “Guerra do Peixe”, “Mal de Meleda”, “Muita Coisa Mudou no TA” e“Funeral do Grande Morto”, matérias estas que foram publicadas em todo o país através da Agência Meridional.

Em 1977 recebe uma bolsa para o Curso de criatividade da Universidade de Búfalo, Estados Unidos através da Rede Globo.

 

Em 1975 volta ao sul do país como repórter do “Jornal Vento Sul” em Florianópolis onde publica vários contos. Neste mesmo ano, exerce o cargo de Diretor de Produção da agência de publicidade “Promark”.

No Rio de Janeiro no ano seguinte, dirige o show “É Breve o Tempo das Rosas” e o especial da TV do Rio “O Homem de Um Braço Só” onde participaram vários artistas da capital carioca em homenagem ao lendário “Natal da Portela”

Como produtor e diretor de TV, fez “Noite de Seresta”, “Brasil Música e Poesia”,“Gente Nova” e “Você Participa” (TV Educativa do Amazonas – 1971), “Quem Pintou a Zebra”, “Girafa Total”, “Dois no Esporte” (TV Baré – Amazonas 1973), “Música para Você”, “Música Nossa”, “Retrospectiva” em 1974 pela TV Educativa do Amazonas, Em 1977 produz o programa “MOACYR TV com Moacyr Franco pela Rede Globo de televisão em São Paulo.

No ano seguinte assume o departamento de Produção Comercial da TV Globo SP-2 (Campinas).

Em 1984 assume a direção de produção da TV Tarobá afiliada da Rede Bandeirantes na cidade de Cascavel – Paraná. Em 1985 volta a São Paulo onde dirige os eventos comemorativos da Rede Bandeirantes de Televisão.

 

Em 1993 é diretor do programa Rede Tecsat em São Paulo. Em 1996 dirige o primeiro documentário para a televisão sobre a BR-174 que liga Manaus ao Caribe para a Rede Bandeirantes, em 1997 dirige o documentário “Do Amazonas ao Pacífico”.

Em 1997 é chamado para ser o diretor de programa do “Festival de Parintins”. Em 1999 começa o projeto pioneiro de dramaturgia no interior do Paraná com a série/filme “A Saga”.

 

Lincks sobre o Diretor Manaoos Aristides

Poderá ser encontrado mais dados sobre o autor e sobre a produção no Google e no youtube, basta pesquisar pelo nome MANAOOS

 

http://www.asaga.com.br/

http://www.youtube.com/watch?v=9m7X6CC6GM8

http://www.youtube.com/watch?v=uZiCuM6TaDE

http://www.youtube.com/watch?v=tBV2jhhlpdw

http://www.asaga.com.br/folha/

http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?id=933283

http://www.asaga.com.br/midia.htm#

http://www.fabiocampana.com.br/2009/01/manaoos-aristides-assume-na-tv-educativa/

http://www.fabiocampana.com.br/2009/01/vem-ai-requiao-em-filme-do-manaoos-aristides/

http://www.asaga.com.br/ultimas_noticias4.htm

http://www.otv.tv.br/video/cine-o-conhece-manaoos-aristides/